Sonho bom ou radiação nova?

Surpresas tenho tido muitas, grandes surpresas também, como esta, a de sentir que a si o tempo só a favorece, está ainda mais perfeita, está linda. Disparei em jeito de cumprimento logo pela manhã quando a vi chegar. Meu caro, respondeu ela (estava perfeita), diz que é surpresa mas garanto-lhe que vai ficar mais surpreendido, o dia está morninho, cheio de sol, promete; e gosto de ver que se cuidou para mim. Sentia eu um misto de admiração e pasmo, sentia o temor que nos faz encolher quando alguém demonstra possuir a força e o carácter que obriga a olhar para o que mais fundo nos perturba. Oiça-me, interrompeu-me o pensamento: sou alguém que (sem falsa vergonha) rasga véus, que desafia as convenções e a hipocrisia, alguém que não finge amores. Em dia de ameaça à Europa num intolerável atentado em Paris, peguei nas palavras dela e pensei (de mim para comigo) que os políticos deviam ser assim, como ela. Sim concordo, ripostou ao meu pensamento seguro, sim, um intolerável atentado, estou até a pensar que Freud reflectiu com trágica lucidez sobre as possibilidades efectivas do progresso, avaliou-as à luz da violência da guerra e da pulsão da morte, a agressividade é um fundo indelével do ser humano. Adiante, um dia destes ainda lhe hei-de falar de políticos que se aconselham com cagarras (isso, pardelas-de-bico-amarelo); mas essa é outra estória. Quanto a mim, alerto-o, meu caro, não descambe em qualificativos e encómios, trauteou feliz, sou assim de nascimento e apuro todos os dias a minha forma de ser e estar na vida, não seja exagerado nem apressado, assim não dura. Tudo o que ela acabara de dizer ("assim não dura", será, será que percebi bem?) bastava para eu lhe fazer vénia, mas ela possui ainda o dom da escrita, o dom naquele sentido de tornar as palavras diferentes, imaginativas, mais ricas, com música nova e com um conteúdo inesperado, por exemplo, o "assim não dura". Fui reler esta sua mensagem. Júbilo, surpresa e encantos meus! A língua portuguesa mora naquela mensagem como numa vitrina de joalheiro ou como em cenário de ópera, sonora, brilhante, impõe-se pela riqueza e pela diversidade poética... Acordei assarapantado (e mais não digo, descobri o significado de "assim não dura") com a luz emitida pelos seus olhos-faróis. Sonho bom ou radiação nova? Radiação nova pela certa.

Comentários

Mensagens populares