Eleições e atavismo
(Mensagem recebida)
Não tenho por hábito, meu caro, meter a foice em seara alheia. Mas, desta vez, perante este compromisso divulgado, aí vai:
- (1) as eleições legislativas, em Portugal (salvo nas regiões autónomas), ainda são disputadas numa base distrital (círculos eleitorais distritais) desde o longínquo ano de 1975, mesmo depois de os distritos já terem sido esvaziados das suas competências; (2) é óbvio que aplaudo (com as duas mãos) a ideia do compromisso político assumido por candidatos a deputado, mas recordo que lhes teria ficado muito bem chamar a atenção para a existência de uma "Estratégia Regional do Centro de Portugal 2014-2020"; (3) bem sei que as NUTS III são sub-regiões estatísticas, mas não será que seria de ter em conta (politicamente) a urgência de uma primeira coesão territorial a partir de compromissos autárquicos nestas sub-regiões?; (4) confundir um mapa com um território é um perfeito disparate, não tenho dúvidas; (5) quanto às cinco medidas do identificado compromisso (uma boa iniciativa, concordo) falamos um dia destes com mais tempo e mais vagar, pode ser?
Porque é que as eleições legislativas ainda se disputam
numa base territorial distrital, é isso que quer saber?! Por atavismo dos
partidos políticos, ora essa!
Adenda (nova mensagem recebida)
É mais forte que eu, meu caro, é mais forte que eu, tenho que lhe perguntar: o que pensa da nova composição das CCDRs? (Consta no documento de compromisso). Os membros executivos serem autarcas? Politizar o órgão? Dinheiro e poder, sem tutela, na mão de alguns deles..., não sei, não me cheira.
Adenda (nova mensagem recebida)
Adenda (nova mensagem recebida)
Esqueci-me, meu caro, de clarificar que ainda assim os municípios têm de suportar em 50% os montantes de investimento, e são uns milhões.... Adiante. E por hoje me fico, meu caro. As minhas diversas mensagens não só enriqueceram o tema (ninguém duvida, óbvio, aposto) quanto esclarecem os mais incautos e distraídos... Ai eu sou tão, tão modesta! :-)
Comentários
Enviar um comentário