Eleições e atavismo


(Mensagem recebida)
Não tenho por hábito, meu caro, meter a foice em seara alheia. Mas, desta vez, perante este compromisso divulgado, aí vai:
- (1) as eleições legislativas, em Portugal (salvo nas regiões autónomas), ainda são disputadas numa base distrital (círculos eleitorais distritais) desde o longínquo ano de 1975, mesmo depois de os distritos já terem sido esvaziados das suas competências; (2) é óbvio que aplaudo (com as duas mãos) a ideia do compromisso político assumido por candidatos a deputado, mas recordo que lhes teria ficado muito bem chamar a atenção para a existência de uma "Estratégia Regional do Centro de Portugal 2014-2020"; (3) bem sei que as NUTS III são sub-regiões estatísticas, mas não será que seria de ter em conta (politicamente) a urgência de uma primeira coesão territorial a partir de compromissos autárquicos nestas sub-regiões?; (4) confundir um mapa com um território é um perfeito disparate, não tenho dúvidas; (5) quanto às cinco medidas do identificado compromisso (uma boa iniciativa, concordo) falamos um dia destes com mais tempo e mais vagar, pode ser?
Porque é que as eleições legislativas ainda se disputam numa base territorial distrital, é isso que quer saber?! Por atavismo dos partidos políticos, ora essa!

Adenda (nova mensagem recebida)
É mais forte que eu, meu caro, é mais forte que eu, tenho que lhe perguntar: o que pensa da nova composição das CCDRs? (Consta no documento de compromisso). Os membros executivos serem autarcas? Politizar o órgão? Dinheiro e poder, sem tutela, na mão de alguns deles..., não sei, não me cheira.

Adenda (nova mensagem recebida)
Já me esquecia, meu caro aprendiz de política, já me esquecia de lhe dizer... Penso que, no documento de compromisso, se referem indirectamente à "Estratégia Regional do Centro de Portugal 2014-2020" quando falam nos fundos comunitários que irão ser aplicados; mas não se esqueça, meu caro, que o compromisso é de candidatos a deputados do PS e os fundos e a "Estratégia..." foram negociados pelo actual governo... Adiante, franja minha, os trocos que vamos receber devem ser "para não vivermos acima das possibilidades" ou seja: limitar a despesa de investimento público (dos municípios)... Pense um bocadinho e diga-me da sua justiça.

Adenda (nova mensagem recebida)
Esqueci-me, meu caro, de clarificar que ainda assim os municípios têm de suportar em 50% os montantes de investimento, e são uns milhões.... Adiante. E por hoje me fico, meu caro. As minhas diversas mensagens não só enriqueceram o tema (ninguém duvida, óbvio, aposto) quanto esclarecem os mais incautos e distraídos... Ai eu sou tão, tão modesta! :-)

Comentários

Mensagens populares