Neurónios em off, a orexina e a sesta

Sleeping Young Woman  - Konstantin Somov
(Mensagem recebida)
Sabe que, meu caro... Bem sei que não dei a minha opinião sobre a privatização do ensino público e fiz de propósito, ah pois fiz, também não conheço a sua opinião: não sei onde assenta bases, se defende a livre escolha e com o Estado a apoiar ou se defende que a escola privada é para os ricos; meu caro, por vezes parece-me um pouco ambíguo, uma no cravo outra na ferradura. Adiante. Ando tão e tão ocupada que às tantas até fui eu que não percebi: eu defendo uma escola pública de qualidade e para todos, na escola não deve haver nem ricos nem pobres, mas pessoas com as suas características próprias, livres, na condição de serem respeitadoras e retribuirem ao seu país, dando o seu melhor, o ensino que lhes proporcionou: quem quiser escola fina e viver à parte dos outros que a pague!.... Mas agora quero, isso sim, quero dizer-lhe que gostei (e gostei e gostei) da explicação sobre a importância do sono. Vai daí, fui ao meu baú resgatar um pintura do Konstantin Somov (pareço ou sou eu? Santo Deus, sou tão linda, tão feminina, sei que me adora, claro que sei!) para lhe falar da importância da sesta. E porque é que uma sesta é algo natural depois de comer? Porque depois de comer os neurónios que nos mantêm acordados passam a off, ora essa! Duvida?! Então leia. Este estudo desvela os mecanismos cerebrais que desencadeiam a vontade de dormir depois de comer, seja: o aumento de açúcar no sangue que se produz depois do almoço evita que um tipo de neurónios enviem os sinais que nos mantêm despertos. Que neurónios são esses, é o que quer saber, é, pois não é? Trata-se neurónios (registe) que produzem orexina que é uma pequena proteína que  regula as regiões cerebrais responsáveis pelos estados de sono e de vigília... Olhe a pintura - d e m o r a d a m e n t e - e pense muito em mim, antes de hoje dormir a sua sesta, promete?

Comentários

Mensagens populares