Então porque é que o Romeu disse que a Julieta era o Sol?

sperry
(Mensagem recebida)
Ele há cada imagem, meu caro, ai a mania que alguns maduros têm de ser criativos, os dois hemisférios do cérebro em brincadeiras de braço de ferro (R de right e L de left)... Se a criatividade tem um lugar marcado no cérebro e em que hemisfério?!... Deixe-se de perguntas mais ou menos atabalhoadas e de espertices coloridas; mesmo assim, um dia destes, respondo-lhe... Adiante. Pediram-me (que mais me irá acontecer!) que falasse num fórum de gente política (imagine só!) sobre o papel do hemisfério direito do cérebro a propósito da linguagem política. Assumo. Fiquei de franja à banda e disse logo que não, mas que iria assistir ao fórum. Sei eu bem que o hemisfério direito serve para descobrir as relações subtis entre coisas sem relação aparente; neste sentido, fui revisitar (de viés) a vida e a obra do neurologista John Hughlings Jackson; foi ele o primeiro a afirmar que o hemisfério direito do cérebro se concentrava em descobrir "leis associativas"... Até me atrasei, quase nem tempo tive para me arranjar (mas de cabelo apanhado e olhos bogalhados fico sempre bem, verdade?), cheguei mesmo em cima da hora (que cansaço, ar afogueado o meu!) ao dito fórum. Muda e queda, ouvi políticos falar em "politiquês" grudado em metáforas. Bingo. Uma metáfora, meu caro, é uma ponte entre duas ideias que, pelo menos aparentemente, não têm qualquer equivalência ou relação. Pensei comigo: "óbvio, enquanto o hemisfério esquerdo trata da denotação - guarda o sentido literal das palavras - o hemisfério direito lida com a conotação, ou seja, todos os significados que não se encontram no dicionário"... Estou agora a recordar, meu caro admirador, que há uns meses passados, me sussurrou, ponte fluvial adentro, que eu sou o Sol da sua vida. Claro que entendi o que disse, seja, não entendi que eu sou um bola maciça de hidrogénio em chamas...; entendi (graças à capacidade - ver o todo - do fascinante hemisfério direito do meu cérebro)  que eu ilumino a sua vida todos (e cada) os dias... Não está a perceber?! Não?! Olha a novidade! Quanto eu passo consigo! Então porque é que o Romeu disse que a Julieta era o Sol?

Comentários

Mensagens populares