Ai Eva, Eva, a barba do Adão, tão na moda!

AA345581: Pinturas
(Mensagem recebida)
O livre arbítrio, meu caro, tem que se lhe diga, tem muito, mesmo muito, que se lhe diga... Essa sua ideia de banalizar o tema (não gosto) já ontem me obrigou a enviar-lhe uma pequenina mensagem, veja se se aplica mais, demore-se em mim. Adiante. Nem de propósito, imagine só, tenho andado de olhos abertos (e lápis de sublinhados) a ler "The Soul of Marionette: a Short Enquiry into Human Freedom"; e (ó céus, é mais forte que eu) gosto da tese do John Gray. Ele aproxima-se das teses do gnosticismo (vou agora de carreirinha até à biblioteca de "Nag Hammadi", a quanto a minha curiosidade me obriga!)... Sabe que os gnósticos antigos garantem que o mundo foi criado por Deus e não por um demiurgo mau (ou mesmo brincalhão), pois não sabe? E, tendo sido assim, Adão e Eva tinham o direito de comer a maça (proibida) da árvore do conhecimento: foi dessa forma que a Humanidade acedeu a um estado de inocência consciente e caiu na liberdade; seja então nos dias de hoje: é a fé gnóstica que pode dar aos humanos uma liberdade que nenhum um outro animal possui... Será que algum neurónio atrevido do seu cérebro, meu caro, se atreve a imaginar (!) porque é que o John Gray se lembrou de "A alma de Marionette" para título do livro?.. Ai Eva, Eva, a barba do Adão, tão na moda!

Adenda
Eu disse-lhe e (re) digo-lhe, meu caro; não gostei da sua ideia de banalizar (com ar enfatuado e pretencioso) o tema do livre arbítrio... Olhe só o que me fizeram chegar, há uns minutinhos: será coincidência (ou sequência?) com a aquisição da teoria da mente nos primeiros anos de vida?... Tenho mais que fazer, meu caro, tenho mais que fazer, veja se se enxerga, que galholho me saiu, já ouviu falar no "Burro de Buridan"? Não? Olha a novidade!... A propósito de Adão e Eva e da preservação do paraíso terrestre, venha daí comigo até "Chagos"...

Adenda
Oh, oh, meu caro, por quem é! Com que então (vida a minha) acha que eu poderia tecer alguns comentários, tipo pecaminoso (!), apenas e só porque escolhi uma imagem de Adão e Eva... Essa agora! Pois sim, até que nunca faria isso (havemos de trocar impressões, pecado, homessa); mas que, ao largo de Chagos, eu me demoraria (aninhadinha) em si, além de me demorar nas paisagens belíssimas e nos livros (por supuesto), ai isso demoraria. A propósito de livros, oiça aqui o John Gray... Não, ainda não; o livro ainda não está  disponível em papel, só a partir do dia 19... 

Comentários

Mensagens populares