"Afirmar o “INTERIOR” como centralidade no mercado ibérico"

(Mensagem recebida)
Não escondo, não lhe escondo, meu caro, não lhe escondo que ando atarefada (quanto o tempo me falta!) a estudar este "projecto de programa eleitoral do PS"... Hoje fui direitinha à página 75, e li o que aqui transcrevo:
"9. AFIRMAR O “INTERIOR” COMO CENTRALIDADE NO MERCADO IBÉRICO
 A par da fachada atlântica e dos mares arquipelágicos, é preciso olhar para o “interior”. Mas não na lógica tradicional, como o interior desfavorecido e desertificado que necessita de solidariedade. Ao invés, os espaços habitualmente apelidados de “interior” encerram um enorme potencial, com um conjunto de vantagens que, embora negligenciadas por sucessivos governos, podem e devem ser exponenciadas. O interior de Portugal continental constitui, desde logo, uma promissora membrana de ligação com o resto da Península, gozando de uma posição privilegiada no contexto ibérico que não tem sido devidamente valorizada. Nas regiões espanholas junto à fronteira vivem 6 milhões de pessoas (14 milhões, se incluirmos a Andaluzia). Só as províncias fronteiriças têm 3,3 milhões de habitantes. Acresce que as capitais dos nossos distritos fronteiriços distam apenas entre 100 e 160 quilómetros das capitais das províncias vizinhas. Assim, o dito “interior” está, afinal, no centro do mercado ibérico, um mercado com cerca de 60 milhões de consumidores e um gigantesco volume de trocas. Pelo que, doravante, as zonas raianas devem passar a ser encaradas como um extenso interface comercial.
9.1 Unidade de missão para a valorização do interior 
O PS criará uma Unidade de missão para a valorização do interior, na dependência direta do Primeiro-Ministro, tendo como responsabilidades criar, implementar e supervisionar um programa nacional para a coesão territorial, bem como promover o desenvolvimento do território do interior. (...)".
Já leu? Não conhecia a importância do interior de Portugal no contexto ibérico? Não imaginava quantos milhões (!!!) se têm gasto desde o ano de 1989? O que (e quanto) eu passo consigo! Adiante. Agora, venha daí comigo, e demore-se aqui e aqui (atenção que um mapa interactivo não é um território); e, depois, demore-se aqui um bom bocado... Já pensou que só a região delimitada em azul escuro, é maior que o território de Portugal Continental? Bem que eu pergunte: não seria importante saber o que já foi feito e para (ou para quem sei lá eu!) onde foram os milhões de euros gastos entre 2007/2013, a título de exemplo, para melhor se entender (óbvio!) o programa já apresentado para o ciclo 2014/2020? Será que nos querem fazer crer que só desta vez é que é?! Deus os oiça e guarde!

Comentários

  1. Para não me alongar muito espero que a promotora desta iniciativa comece por conhecer e estudar devidamente as potencialidades da minha Região- O PLANALTO MIRANDÊS.

    De promessa, comissões e coisas feitas à martelada estou cheio.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares