Economia da Inovação e Crescimento Inteligente
Mensagem recebida)
Tenho por hábito, meu caro, ser comedida e não embandeirar em modas. Daí que, de mansinho, pé ante pé, depois de ler esta notícia, me tenha perdido por aqui, de olhos grandes e ouvidos apurados, a ver e a escutar. E concluí o quê? Concluí que que o Estado e a Iniciativa Privada têm que ser parceiros no desenvolvimento de um país (as funções de um e de outra são específicas e complementares). Fez bem, meu caro, o partido socialista em abrir o tema da "Economia da Inovação" e do "Crescimento Inteligente" neste tempo (turvo) de "crise financeira" e de "crise da Democracia": crises que ameaçam gravemente o desenvolvimento social e económico de Portugal ao longo dos últimos quarenta anos. Sim, concordo. Concordo que diabolizar o investimento público e considerar o Estado um mero regulador dos mercados seja uma patetice ideológica pegada. Importante, isso sim, é mobilizar todos os sectores da economia (sector público, sector privado, sector social) tendo por objectivo principal alterar e qualificar o perfil produtivo da economia portuguesa (sabe que a economia é uma ciência aplicada, sabe pois não sabe?). Adiante..., e antes que me esqueça: "defender e promover políticas de emprego e de valorização do trabalho como pilar da dignidade humana e da vida das portuguesas e dos portugueses", é estar em total desacordo com aqueles que dizem que "a grande reforma que ficou por fazer é a redução dos custos do trabalho"; mas então, em Portugal, uma miserável e irresponsável austeridade "não baixou salários e pensões e não aumentou (sem precedentes) a carga fiscal sobre os trabalhadores e as empresas"? Transcrevo para seu deleite, meu adorado admirador, o que acabo de rabiscar (em letra redondinha) no meu caderninho argolado: "Qual paquiderme, qual carapuça, o Estado tem sido (e deve continuar a ser) leão ou gato consoante as circunstâncias".
Adenda
Quanto eu me preocupo, meu caro, quanto eu me preocupo em saber, direitinho, vida a minha. Leia aqui mais informação e, depois e por favor, traduza-me esta expressão: “a government that ´thinks big and makes
things happen’ will also serve as a catalyst to the private sector"... Onde é que eu terei ouvido ou lido (ui a minha cabeça em dias de pensar aturado!) algo similar? Será? Terá sido? Mesmo? Tudo bem!
Adenda
Nem de propósito: uma tese académica em "economês" (a ter em conta).
Comentários
Enviar um comentário