Comigo os obstáculos são janelas de oportunidades


(Mensagem recebida)
Que tal vai o seu inglês, meu caro, que tal vai? Chega para perceber a legenda da imagem que lhe envio? Viu, viu no que dá empanturrar as crianças com a internet, viu, percebeu até onde isto já chegou, vida a minha! Furtei, meu caro, esta imagem para o fazer rir e para lhe falar do livro "Redes e Paredes" da Paula Sibila. É um livro bem interessante sobre a escola, leia três parágrafos que escolhi (para si) de uma entrevista que ela deu ao jornal "Folha de S. Paulo":
" (...) A informatização das aulas costuma se apresentar como panaceia que irá resolver todos os problemas que actualmente assediam as escolas. Eu não tenho dúvidas de que se trata de algo importantíssimo, mas também tenho a certeza de outra coisa: a mera incorporação de recursos tecnológicos às salas de aula tradicionais não vai resolver resolver todos esses conflitos, podendo, inclusive, intensificar alguns deles.
Esse é, justamente, um dos nós problemáticos enfocados no livro. Se pensarmos na escola como uma máquina ou uma tecnologia, ou seja, como uma ferramenta desenhada em certo momento histórico (a era moderna industrial) para produzir determinados resultados (formar os cidadãos do futuro) podemos conjecturar que esse complexo artefacto talvez se tenha tornado incompatível com as crianças de hoje em dia. Estas, por sua vez, não só rejeitam o dispositivo pedagógico que constitui a escola, mas se fusionam de modos cada vez mais afinados com outro tipo de aparelhagens: as chamadas novas tecnologias, particularmente os artefactos móveis  de acesso à internet e comunicação em redes. Essas máquinas implicam certos estilos de vida e certas subjectividades, ou seja: determinados modos de ser e estar no mundo, de se construir o que se é e de se relacionar com os outros. E todas essas novidades respondem de maneira bem mais eficaz às exigências do mundo contemporâneo, ao mesmo tempo em que demonstram seu crescente desajuste com relação à tecnologia escolar.
Por isso, creio que temos que reflectir bastante sobre a possível fusão entre ambos os universos: o dispositivo pedagógico no qual se baseia a escola tradicional, por um lado, e o universo das redes informáticas, por outro lado. Eis o conflito entre paredes e redes que aparece no título do meu livro. (...)"
Deixo-lhe ainda um segredinho de pé de orelha (a si, só a si). Tenho a certeza que a Paula Sibila, para escrever o livro "Redes e Paredes", se inspirou na minha forma de estar na vida, ou seja: comigo os obstáculos são janelas de oportunidades

Adenda
Pois, meu caro, com esta atarefadice (atarefadice, saiu-me, sou assim) até já me esquecia de transcrever um poeminha do Eduardo Galeano (sabe que ele já regressou ao nosso planeta de origem, sabe pois não sabe?). Mas de que janela é que ele me viu? Quando? Acontece cada mistério na minha vida!

Ventana sobre una mujer
Esa mujer es una casa secreta (es una fortaleza)
En sus rincones, guarda voces y esconde fantasmas.
En las noches de invierno, humea.
Quien en ella entra, dicen, nunca más sale.
Yo atravieso el fondo fosso que la rodea
En essa casa seré habitado.
En ella espera el vino que me beberá.
Muy suavemente golpeo a la puerta, y espero.

Comentários

Mensagens populares