O que é que a Odisseia tem a ver com Santarém?


O que é que a Odisseia tem a ver com Santarém? Esta foi a pergunta que me foi feita, de chofre e sem direito a resposta, pelo acutilante e sábio António Monteiro. Habituado ao seu saber enciclopédico, fiquei a ver navios, literalmente. Mas não me dei por vencido, pedi tempo, pesquisei, e encontrei a lenda de Santarém... Depois, ainda encontrei outra informação, por exemplo (retirada daqui), esta: 
"XX. SCALABIS, ou JUL1UM 
FRiESIDIUM. Santarém teve anti- 
gamente ambas estas denominações : 
a ultima no tempo dos Romanos je 
á outra foi a da sua primitiva fun- 
dação. Faria a faz fundação de Abidis 
no Epitomé ; (2) e sua amplificação 
se attribue aos Celtas. Foi hum dos 
Conventos Juridicos , ou Chancellarias 
dos Romanos ; e alii querem muicos , 
que tivesse principio a descripçao do 
Orbe , no Nascimento de Jesu C hristo." 
Eis que (senão quando) me deparo com um interessante e curioso documentário: "O berço de ABIDIS"... E, sem surpresa, quem é (quem será?) o seu autor e realizador (com fotografia excelente de José Freitas)? O António Monteiro, quem haveria de ser? 




Adenda (mensagem recebida)
Até que, meu caro, achei interessante este seu chamar de atenção para a Odisseia. Então não é que o ministro grego das finanças disse (li aqui) que "por vezes, como fez Ulisses, temos de nos amarrar a um mastro para chegarmos onde queremos e evitar as sereias" para explicar o seu tom moderado?! Oh pá, oh pá, eu até gosto (mas é que gosto mesmo) deste ministro, duvido é que as sereias o não tramem, já são tantas atrás dele e a cantar-lhe de mansinho... Adiante. Deixo-lhe uma imagem, meu caro, que lhe fará recordar o episódio do canto das sereias no canto XII da Odisseia... Ulisses e Varoufakis, ai a minha cabeça!


Comentários

Mensagens populares