A importância de olhar para o nosso planeta como um todo

(mensagem recebida)
Como é possível que isto esteja acontecer aos olhos do mundo? Pois acontece, meu caro, e acontece quando ainda está bem patente a tragédia humana que se desenrrolou no Charlie Hebdo: o fundamentalismo islâmico é um grave problema contemporâneo e deve ser enfrentado, leia e pense. Venha daí comigo, vamos ouvir o Steven Pinker sobre o declínio da violência, ao longo dos séculos, e depois conversamos com mais informação disponível. Mas, sempre lhe digo que a natureza humana não mudou com o decorrer dos séculos; a novidade são as instituições que os humanos criaram para garantirem a sua segurança: "o Estado, o comércio, o crescimento das cidades e dos media, o reconhecimento da importância da razão e das vantagens da aplicação da racionalidade na resolução das divergências ao invés do recurso à violência". Se eu tenho ou alimento uma visão catastrofista do mundo?! Não, não tenho e não alimento. Se sei olhar para este nosso planeta como um todo? Claro que sei, óbvio! 

Comentários

Mensagens populares