7m33s mágicos

Ri Lates: Rules of attraction
Bom dia, bom dia, hoje é um bom dia para visitar a RI - demoradamente - : para perceber quanto se pode aprender (a ciência é um continente na RI...) e onde e como... E (sem sombra de qualquer amostra de dúvida)..., 7m33s, desde que a ouvir o Professor Nicholas Humphrey, são 7m33s mágicos! 

Adenda (mensagem recebida)
Estive a ver o vídeo do Professor Nicholas Humphrey e gostei muito, muito mesmo. Quando vi a citação de Descartes lembrei-me de imediato de uma nossa conversa a propósito do "penso, logo existo". Sentimos, antes mesmo de formularmos o que chamamos de ideia ou pensamento? Então, o pensamento tem um conteúdo pré-existente? Tudo se direcciona para a acção, mas o pensamento é anterior, é assim? A acção já é pré condicionada? Somos livres no pensamento, mas não somos livres no agir? E como sentimos de maneiras e intensidades diferentes, então, a realidade é necessariamente distinta para cada um de nós. Oh Santo Deus, Jesus, Maria, José, quer isto dizer que a realidade e a verdade não existem?! Só agora (oh pá, oh pá, oh pá…) percebo aquela figura no centro do quadro a olhar para o céu, o ar interrogativo,  a fragilidade traduzida na quase nudez, em confronto com o que é ditado pelo alto e que não se conhece. Por isso as palavras mistério e magia entraram no léxico científico, tu queres ver… Só não entendo muito bem como é que as sensações podem ser pura ilusão. Eu sei (isso eu sei) que uma anomalia no cérebro pode impedir alguém de sentir dor ou de sentir prazer…, bom, mas o que me parece cada vez mais é que o cérebro é um componente essencial para existir em pleno, espiritual e materialmente. Costumo dizer a toda a gente quando falo de mim, o que eu tenho de melhor é a minha beleza e a minha cabeça, intuitivamente cheguei muito perto de alguma coisa que deve ser real. Não sei se quero viver pensando que "sinto e penso, mas nada existe". Ah, reparou, meu caro, que já estou mais perto da terra, certo? Pois é, mas agora já tenho o telefone a tocar e uns maduros estão a perguntar-me por resultados reais… Alô, alô, será isto real?!

Comentários

Mensagens populares