Que lhe parece a ideia do Steven?

Nem lhe passa pela cabeça, meu caro, nem lhe passa pela cabeça o que eu descobri no meu baú de cerejeira... Se quer que lhe diga, nem sei bem o que procurava! Outra vez, pensei comigo, outra vez sem vontade de dormir e com vontade de me azucrinar a cabeça, que fada atrevida. Interessa-lhe, interessa-lhe, acudiu ela à minha birra, descobri uma conversa que tive o Steven Pinker, já ouviu falar dele pois não ouviu? Vagamente, respondi, meio ensonado, vagamente... Qual vagamente, qual carapuça, sibilou de ar zangado e franja presa num gancho com cor, se eu sei que ontem esteve a ouvir esta conferência... Pois sim, estive, acedi, e agora até já estou interessado em saber o que descobriu no seu baú.. Assim é que é falar, meu caro, gosto, gosto, gosto, interrompeu-me. Fique sabendo que a propósito de um interessante livro (1994) do Steven "The language instinct", muito, eu e ele, nos divertimos numa conversa de pé de orelha e bem atrevida; ora leia uma pequena parte dos rabiscos que guardei no meu baú: "Steven, tu falas de instinto de linguagem, o que é isso? Considero que é uma atitude inata da espécie humana para adquirir e utilizar a linguagem, ou seja, as pessoas falam da mesma forma que as aranhas fazem uma teia... Uhm!... Não duvides minha cara, a tecelagem de uma teia de aranha não foi inventada por um génio escondido, nem é o resultado de uma boa educação. Mas a utilização do conceito de instinto parece ser um pouco chocante para aqueles que pensam que a linguagem é o supra sumo do intelecto humano, pois não parece? Claro que parece, eles até pensam que os instintos são pulsões brutas... E não são? Minha adorada, quem possui um instinto, não age necessariamente como um autómato; a minha argumentação é que a linguagem é um pouco como a fome ou o sexo... Steven, Steven! Sim claro que sim, claro que penso assim, ou seja, na linguagem como na fome e também no sexo não conhecemos bem as regras mas tal não nos impede de as utilizar, verdade? Que calores que sinto Steven, ai que calores desregulados, oh vida a minha...". Que lhe parece a ideia do Steven?

Comentários

Mensagens populares