Luís de Camões: o testemunho das cartas

Tema interessante, este:
- “As cartas de Camões têm sido consideradas reprováveis manifestações de comportamentos marginais. No entanto, constituem importantes testemunhos de uma ampla crítica social que ajudam a entender melhor a sua poesia e o seu, frequentemente irónico, uso literário do petraquismo.”
Helder Macedo
Aqui o artigo completo.


Adenda (comentário de fada desfranjada)
Nem sei se lhe diga, nem sei se lhe conte, mas lá vai, meu caro… Li sobre as cartas de Camões e só agora me dou conta que não são faladas nem conhecidas, parece-me que só se fala dos Lusíadas e da Lírica, mais nada. Por minha conta e risco fiz umas perguntinhas a quem sabia e (oh surpresa, oh céus) Camões era um desbocado, usava linguagem grosseira e devia ser um borgueiro (apetecia-me dizer à boa maneira portuguesa que era um putanheiro, mas que deselegante seria se eu o dissesse) de primeira apanha… A verdade é que eu até percebo que não se queira falar muito do Camões homem, mulherengo e boémio; estraga a imagem, deixa de ser visto dourado e passa a ser visto a cores. Mas eu gosto desse Camões, é real, é sexuado, é bruto, e, aposto, que às vezes cheirava mal! Um génio, mas um homem do tempo dele. Antes que me esqueça, ficou a bailar na minha cabeça a frase “a iluminação espiritual é corolário da satisfação do desejo sexual”. Ou muito me engano, ou esta frase, dita a respeito de Camões, tem a ver com um outro que eu cá conheço… Oh vida a minha, outra vez o vento a armar-se e o meu vestido verde-limo a zangar-se... Que vento camões, mulherengo e boémio me saiu na rifa!

Comentários

Mensagens populares