Elo ~ (10 x QI) + 1000


Acredite, meu caro, que as minhas discussões consigo me põem os nervos em desalinho e a escorrer sabedoria na minha franja egípcia. Por vezes até me acotovelo à procura dos porquês... Será que temos as manias dos jogadores de xadrez? Assim me invectivou, com um livro na mão, a única fada que acredita que tudo sabe e que nada lhe escapa. Respondi-lhe que sim, que os dois temos as manias dos jogadores de xadrez e que, se nos zangamos, precisamos de fazer as pazes, porque a ansiedade mata. Olhou-me, felina, e disse que sabia bem como podíamos fazer as pazes, mas que em rigor (mordeu os lábios finos enquanto falava) nunca nos zangamos; ou seja, suspirou, refilamos, conversamos, vivemos juntos como podemos... Mudei de conversa e perguntei-lhe pelo interesse do livro que ela trazia na mão esquerda. Este livro, meu caro, respondeu medindo as palavras, deu origem à equação de Levitt - Elo ~ (10 x QI) + 1000 - (uma relação matemática precisa entre o QI e a capacidade para jogar xadrez), que eu considero um rematado disparate; percebe agora porque me referi às manias dos jogadores de xadrez? Se tiver dúvidas, pergunte ao Jonathan Rowson, a quem eu dei a dica... E, sem tem-te nem mas, exclamou divertida: ele é peão e eu sou rainha. Ele sou eu, tinha que ser, ela não tem emenda... Esfanico-a se a apanho a jeito, prometi-me!

Comentários

Mensagens populares