Venha o diabo e escolha!


Como é que isto aconteceu?! Alguém fotografou as minhas sabrinas enroladas com os meus pezinhos de fada bailarina! Oh minha vida! Tenho que ser sempre eu (ou parte de mim) a servir de mote à actividade criativa… Olhei e vi, linda de viver (mas que elegante fica com o cabelo apanhado e óculos de azul clarinho), a única fada que trabalha aos sábados e domingos, a interrogar-me furtivamente e de olhos grandes nas mãos meninas. Ignorou o meu silêncio, e: hoje é dia mundial da dança, não sei se sabia…, e também é dia de lua nova. Se é dia de lua nova, interrompi, é dia para ter pensamentos positivos, a lua nova faz germinar o bem e o que é bom; mas deixe que lhe diga, provoquei, que me parece exagerada a sua expressão “as minhas sabrinas enroladas com os meus pezinhos de fada bailarina”… Meu caro, disparou, sabe dançar, sabe? Se sabe, não sabe e se não sabe, devia saber. Por amor de Deus, pedi, não me baralhe; se sei, não sei e se não sei, devia saber? Riu-se divertida, enquanto me assegurava que se eu sabia dançar ou se eu não sabia dançar, ia dar ao mesmo; ela tinha a certeza de que eu desconhecia os nove ingredientes básicos que permitiam o movimento e a sua sincronização ao ritmo da música e que incendiavam o mapa cerebral de um ou de uma bailarina... Por quem é, disparei, desvele toda a sua sabedoria. Não se fez rogada...  saltitou em bicos de pés, e disse, soletrando: músculos, emoção, controle, palavras, sons, memória, equilíbrio, olhos e plano espacial. Preparava-me para lhe perguntar quais eram então as áreas do cérebro activadas.... Meu caro, ciciou, vá estudar um pouco para saber, porque eu, hoje, devo passar o dia a dançar, a mentalizar-me e a dizer alto "está tudo bem e eu estou bem"; e, se fizer o mesmo, vai ver que resulta. Ora tente... Tentei a medo... E garanto que a ouvi (eu seja ceguinho de gota serena se não ouvi) dizer de voz escondida: mas que trambolho! Tudo bem, acalmei-me, eu sou trambolho mas os pezinhos dela é que se enrolaram (e não o contrário) com as sabrinas, venha o diabo e escolha!

Comentários

Mensagens populares