Lilus Kikus?! Não pode ser, não acredito!


A Elena foi tão amável comigo! Imagine, meu caro, que me telefonou antes de receber o Prémio Cervantes 2013… É tão querida! Já ouviu falar dela? Acordei, manhãzinha, com uma dorzinha no meu ouvido direito (como é eu fui perder parte da ponta de borracha de um lápis no meu ouvido?), ouvindo o risinho, alegre e solto, da única fada-guicha que dia sim, dia sim se arma em ladra fina de mantas de lã merina branca. Tenha paciência, soprei fulo, a esta hora da manhã, a roubar-me a manta e a provar que sou ignorante é demais, que lhe parece? Mas já que estou acordado, fale-me um pouquinho dessa Elena… Meu caro, ciciou, a Elena nasceu princesa como eu e escolheu-me (que vaidosa que me sinto!) para se inspirar para o seu primeiro livro... Sabe que no discurso que fez quando recebeu o prémio, afirmou que todos queremos ser Sancho Pança para acompanhar o D.Quixote? Sabe que eu tenho a mania de lhe chamar ora princesa polaca ora rainha cervantina? Adorava, invectivei-a, conhecer as respostas a estas suas últimas perguntas mas estou deveras intrigado por saber porque é que essa Elena se inspirou em si para escrever o primeiro livro, não quer abrir-me um postigo de explicação? Não se fez rogada, enrolou-se aconchegadinha (lá se foi a única pontinha de manta que eu ainda tinha), e, soletrou pausadamente: apenas lhe digo que a menina do primeiro livro da Elena é uma menina que passa a vida a observar os adultos, perguntando-lhes "porque é que as pessoas são assim?", "porque é inventam tantas coisas?"; e tão só, porque para ela (menina livre) o mundo é para viver e nada mais. Percebo, arrisquei comentar...; o perfil dessa menina parece ser uma tradução da sua forma de ser, curiosa, inocente, linda, graciosa e com uma grande imaginação... Oh meu caro, interrompeu-me de mãos vadias, só agora percebo (obrigada, obrigada, obrigada) o que a Elena me escreveu num papelinho quando contestei o argumento, vou ler devarinho: "... no es sólo Lilus el personage mas interessante, tb lo es una compañera de la escuela, una chica  a la que la vida le llegó muy rápido... tb está su vecino que es un filosofo, que se passa metido en los libros y Lilus se pregunta pq no disfruta de la naturaleza, de la vida... Atrapalhado com a referência ao vizinho filósofo e para descontinuar a conversa, perguntei-lhe se Lilus era o nome da menina, o personagem principal do livro? O nome dela, desfranjou-se numa gargalhada solta e a escorrer em sorrisos galhofeiros, é Lilus Kikus e a Lilus Kikus sou eu!... Lilus Kikus? Lilus Kikus! Não pode ser, não acredito!

Comentários

Mensagens populares