Quê?! Mon dieu!


Eram três horas da manhã em ponto, quando a única fada que tudo sabe, me acordou de olhos aninhados em olheiras fundas e mãos trôpegas à procura... Ontem, meu caro, sussurrou-me, tive um fim de dia complicado, quebrei as minhas rotinas por causa de uns maduros que querem ser deputados europeus e ainda estou sem dormir, que vida a minha! Pois sim, ripostei de imediato, mas creio ser um abuso pretender que também eu não durma por sua causa... Deixe-se de coisas, interrompeu-me, está mortinho por saber porque é que eu estou aqui; aí tem: tinha que lhes (a eles que querem ser deputados) explicar, de uma forma simples, como poderiam eles recompor a união europeia, destroçada com uma crise sem precedentes e mostrei-lhes esta imagem que agora lhe ofereço a si... Uma porta fechada, um cano sem água e uma parede (meio destruída) e recuperada com peças de lego às cores, pensei comigo: ela passou-se..., a risota que terá provocado e com toda a razão e às carradas! Ai é isso o que pensa da minha apresentação?! Fustigou-me. Pois fique sabendo que a conversa foi muito interessante (eles não tanto!): eu aproveitei aquela imagem para deambular pelo mundo da fractalidade e, no final, todas e todos (mais os todos) me bateram palmas... Deambulou pelo mundo de quem?! Ouvi-me perguntar. Meu sonsinho (a voz dela não escondia a zanga que lhe ia na alma), a fractalidade é a repetição de padrões geométricos em diferentes escalas, revelando versões progressivamente mais pequenas de si próprios: as partes mais pequenas assemelham-se, em certa medida ao todo... Saiba, continuou sem dó nem piedade, que são os fractais que melhor se aplicam à incerteza que grassa na união europeia. Estou absolutamente banzado consigo, murmurei baixinho, mas não percebo nada, nadinha de nada! Não devia, soprou-me, não lhe devia dizer mais nada; temo que o seu cérebro (ainda manual e a pilhas) possa explodir..., mas sempre lhe deixo uma pergunta: porque é que os veios das folhas se parecem com os ramos e os ramos se parecem com as árvores e as pedras se parecem com montanhas pequenas? Porque as formas nunca são iguais, arrisquei, mas possuem uma afinidade entre si, uma parecença familiar, ora essa... Lindo, disse sorrindo..., saiba então que as peças de lego na parede destroçada da união europeia, também desempenham um papel estético e são a replicação da minha forma de estar na vida... Faço muita falta na união europeia, ai faço e faço, pois não faço?!... Quê?! Mon dieu!

Comentários

Mensagens populares