Chuva véspera e sol dia


Aqui tem, meu caro, um fenómeno genuíno de criação pelo seu cérebro..., não lhe parece que a barra do meio é mais escura no lado direito? Já se assomava, pelo quente da rua a tocar a minha janela de guilhotina, um dia de primavera com sol quando a única fada que não fala "axim", me interrogou com uma tela maneirinha de três barras cinzentas, ancorada na sua mão esquerda... De facto, respondi, a barra do meio parece mais escura no lado direito... Nem me deixou terminar o pensamento. Pois não é mais escura, ciciou com ar absorto; e, enquanto com as mãos lindas tapava as outras duas barras, ia-me dizendo que o meu cérebro, só por  vezes é criativo... Só por vezes?!- Sempre a mesma, nada a fazer, pensei. Calculei que ela iria continuar a explicar-me o fenómeno de criação pelo cérebro, mas não. De pestanas pestanudas e narizinho no ar, pediu-me que escrevesse o que ela iria ditar. E ditou, assim:

Ontem estranhei
uma chuva
muidinha
com desejo
de pisar
chão gretado

Hoje encontrei
um sol
quentinho
com desejo
de pisar
chão molhado

…/…
chuva véspera e sol dia
da poesia!

Procurava eu ainda palavras para lhe agradecer um poeminha tão singelo em mais um dia da poesia, quando a ouvi despedir-se: "eu sou um fenómeno genuíno de criação pelo universo"... Só.., nem menos! Que vaidosa!

Comentários

Mensagens populares