Caleana, pato e celestina..., que mais me irá acontecer?!

Diez flores que no son lo que parecen
Pato voador ou flor pato? Que lhe parece, meu caro? Assim me acordou com uma imagem na mão direita, madrugada de chuva miudinha a dar travessia a vidas e destinos, a única fada que sempre resolve inventar perguntas para desvendar segredos bem guardados. Parece-me uma flor criativa - uma orquídea - que decidiu imitar a forma de um pato em voo, respondi..., mas porquê uma orquídea decide imitar um pato a voar, sabe? Porque é inteligente, ora essa, ou não se chamasse ela, "Caleana, caleana major"! Soprou-me guicha-sábia e delicada. Não percebo nada, nadinha de nada, atrevi-me a dizer... Meu caro, suspirou melodia, se não percebe nada (nadinha de nada como diz), ainda vai ficar mais baralhado; vou transcrever-lhe "ipsis" uma curiosidade sobre a caleana (foi o Gerardo Torres que me contou, ele que é um caleano ferrenho): "Mide apenas dos centímetros y aparece en ramilletes de 3 o 4 sobre el mismo tallo. La poliniza una avispa, que intenta aparearse con la flor. Esta pseudocópula sólo beneficia a la planta, que logra que su polen se quede adherido al insecto. Cuando la avispa vuela en busca de otra pareja, hace de celestina y deja su polen en la siguiente planta". E, questionei-a, o que é que eu retiro desta curiosidade (interessante, reconheço)? Não percebo, insisti, pedaços de coisas várias sem palavras de explicação... Uhm! Uhm! (um risinho maroto de jeito maneira, assomou-se-lhe nos olhos bogalhados)... Meu caro, trauteou, cá para mim ((irrequieta, curvilínea e em festividade de alegria, ria-se a bom rir (primaverando feliz), e eu estava a sentir-me aparvalhado de todo...)), a caleana imita um pato em voo porque está autorizada a esquivar o tempo e não gosta de "fazer de celestina"...
Caleana, pato e celestina..., que mais me irá acontecer?!

Comentários

Mensagens populares