Pilatos eu não sou!

"Sim, foi no famoso (sempre citado, a propósito e a despropósito...) “Maio de 68” francês, que essa frase nasceu..., e nasceu num contexto muito específico de mudança cultural: se não vives como pensas, acabarás pensando como vives.". Esta agora..., dei comigo a matutar, alguém se enganou, e esta mensagem que acabo de ler, não é para mim de certeza; parece tratar-se de uma resposta a uma pergunta muito bem formulada porque a resposta é muito objectiva e clara e incisiva..., vou devolver a mensagem, é o mínimo que posso fazer. Mas, pensando bem (falei comigo), até que é uma mensagem muito curiosa e até me faz cócegas nos meus neurónios meio atrapalhados... Creio que o seu conteúdo tem a ver com aquilo que os psicólogos (ai os psicólogos, sempre os psicólogos, que sina!) denominam de dissonância cognitiva (um conceito que serve para definir o mal estar que acontece quando se age de forma diferente do que se pensa); agora que já devolvi a mensagem, vou confirmar se assim é com o sempre excelente Leon Festinger... Olálá..., questionei-me olhando para o écran, não só a mensagem me foi devolvida (será que é mesmo para mim?! Porquê?) quanto vem com um corrido e lacónico aditamento acoplado: " lavar as mãos com água e sabão..., lavar as mãos com água com sabão alija responsabilidades e serve para reduzir a dissonância cognitiva; será que nunca ouviu falar em Pilatos?". Ena, que sabedoria! Se eu ouvi falar em Pilatos?! Claro, pois claro, pensei cruzando a mensagem e o aditamento, percebo os seus significados implícitos, ou seja, Pilatos, ao lavar as mãos na presença dos que o obrigaram a tomar a sua decisão, não só estava a alijar responsabilidades quanto eliminava o seu mal estar, sem necessidade de se justificar a si próprio...; está bem pensado e melhor escrito mas o que é que tem a ver comigo? Rematei intrigado... Vou mandar de volta as duas mensagens, decidi-me em voz alta, e vou pendurar-lhes, colado com um pingo de barbotina, um verdadeiro, singelo, maneirinho e destemido post-it branco pérola, onde vou escrever com letra desenhada (e redondinha em forma prímula) a azul cerúleo fino: Pilatos eu não sou!

Comentários

Mensagens populares