A propósito do órgão de Corti

Diga-me que não é verdade, pediu-me sem pinga de estrilho (chovia que Deus a dava) a única fada de olhos húmidos e papudos-madrugada. Digo que não é verdade o quê? Porquê esta necessidade urgente de me preocupar ainda a manhã dá voltas na cama? Perguntei. Porque ontem apanhei um susto de morte, suspirou enquanto de mãos trôpegas e vadias me aconchegava a ponta do cobertor de lã merina branca. Ai o que eu senti quando ouvi a minha voz gravada…, a minha voz é sexy, eu sei que é sexy e a voz que eu ouvi gravada não era minha, não pode ser a minha voz! Santo Deus! Jesus, Maria, José! Já pensei  até deixar de falar…, diga-me que a minha voz é sexy, por favor. Não acredito no que me está a acontecer, respondi. Uma fada que tudo sabe, tinha obrigação de não se preocupar com uma questão simples como esta: uma voz gravada ouve-se mais aguda e sem sons graves e a razão é muito simples, ou seja, a nossa voz gravada segue um caminho diferente (da nossa voz falada) até ao órgão de Corti. Não me diga?! Exclamou. Fez bem em ter andado uma semana a passear o seu ouvido zonzo e a estudar o sentido da audição…, continue, estou deliciada a ouvi-lo. Não me fiz rogado. Quando falamos, emitimos um som externo (que sai da nossa boca) é levado pelo ar até às orelhas, é conduzido através do canal auditivo passando pelo tímpano e chegando à cóclea onde mora o órgão de Corti; mas, ao mesmo tempo, emitimos um som interno que através da nossa estrutura óssea reforça as vibrações de baixa frequência e dá um tom grave e suave à nossa voz: aqui mora o sentido do tom sexy da voz. Entendi uma parte, meu caro, bichanou com ar felino... Quando ouvimos a nossa voz gravada, o som grave e suave do nosso interior não foi gravado. Mas uma pergunta me sobra. Porque é que a si a minha voz lhe soa tão activamente sexy? Pelo que estou a sentir e a ver, até parece que a minha voz lhe produz o efeito de uma picada de abelha: a sua carne incha, alonga-se e avermelha-se explosiva quando falo e sussurro no seu ouvido zonzo. Não me diga que o seu órgão de Corti se deslocou!

Comentários

Mensagens populares