Ninguém pode tirar-me o que sinto

Imagine só que uma frase sua entrou e não saiu do meu coração e da minha cabeça, e nem preciso de a ler porque a oiço repetidas vezes; até oiço a sua voz…, imagine só! Olhei, vi e apreciei a deliciosa fada única, apreensiva e atrapalhar-se a si própria enquanto falava. Pedi-lhe emprestada a gaguez e perguntei-lhe se achava bem, acordar-me quando ainda não eram cinco horas de uma manhã (cinzenta e intranquila) do primeiro dia de Outono. Não acho bem, nem deixo de achar, tinha lhe dizer isto e está dito, respondeu algo preocupada mas divertida e de voz inclinada, por estranho que possa parecer. Algo de estranho se passa, invectivei-a, porque o seu ar divertido não deixa margens para dúvidas. O meu ar divertido apenas quer dizer que a sua frase activou os meus dois sistemas, excelentes e apuradíssimos, o sistema emocional e o sistema racional…, o que é que imaginou, perguntou-me, quando eu disse que a sua frase não saiu do meu coração e da minha cabeça? Imaginei que devo ter dito algo que a preocupou (ou que lhe agradou…); e tanto assim foi, que disse que nem precisava de ler a minha frase porque a ouvia várias vezes e até ouvia a minha voz, respondi, olhando-a de viés. Para um amador de ciência, meu caro, não está doente de todo a sua imaginação, provocou-me, sem dó nem piedade. Mas sempre lhe dou conta do meu ar divertido, continuou. Acontece que quando ouvi a sua voz, me recordei de uma conversa interessante com Julian Janes, no mês de Fevereiro de 1976: dizia-me ele num almoço que tivemos à beira mar (vá lá, ponha esses ciúmes de lado, não seja tão transparente) que até ao segundo milénio antes de Cristo, os seres humanos não possuíam uma consciência introspectiva; por isso, as suas mentes encontravam-se divididas em duas partes porque no cérebro o hemisfério esquerdo seguia as instruções do hemisfério direito…, e dizia mais, dizia que essas instruções na forma de alucinações auditivas eram interpretadas como as vozes dos deuses. Diga lá se não tenho razão para estar divertida? Até hoje ninguém ainda sabia se a teoria do Julian tinha pernas para andar. Agora sei que não. E sei que não, porque eu brinco (sempre brinquei desde os confins do tempo) com os hemisférios cerebrais em comunicação fluída, por um lado, e por outro, (desculpe, sim?) mas ainda não o considero a si um deus (a menos que seja um deus de trazer por casa)…, mas que estou desconfiada que algo não bate certo, lá isso estou. E sorriu. E eu, tropeçando nas palavras dela e sem saber o que dizer, reduzi-me ao silêncio (sei que não tenho o dom da quietude); e, com uma cara muito aflita, fiquei a ouvir a voz dela, num trinado lindo na minha cabeça, que dizia, melíflua e afirmativa: ninguém pode tirar-me o que sinto.

Comentários

Mensagens populares