Ignorância de quem manda, desespero de quem trabalha!




O Despacho 2162-A/3013 regulamenta a realização de provas finais e exames finais no ano lectivo de 2012/2013.  Pensemos apenas um pouco na realização de provas finais (Português e Matemática) para os alunos no final do 1º ciclo de escolaridade. Esta notícia mostra bem como a opinião interessada interpreta A logística para o 4º ano. Este tipo de logística submete os alunos a uma pressão psicológica desnecessária, revela desconfiança relativamente aos professores (os alunos realizam as provas da Escola sede do Agrupamento e são vigiados por professores de outros ciclos de ensino). Tem este tipo de logística, percebe-se, uma carga ideológica que, mesmo sem fundamentação pedagógica, agrada ao senso comum: mais parece um voluntarismo ignorante que pretende um regresso ao passado (realização de exames) em que a escolaridade obrigatória era de 4 anos de escolaridade. Como aqui se poderá confirmar, desde 2001 que se realizam provas de aferição  em Língua Portuguesa e em Matemática no final do 1º ciclo de escolaridade...Ficam as perguntas...Será que a avaliação dos resultados das provas finais dos alunos no final do 1º ciclo, irá ser mais útil para melhorar o funcionamento do sistema educativo do que a avaliação dos resultados das provas de aferição? Quais as reais e objectivas vantagens para os alunos e para os professores?
Ignorância de quem manda, desespero de quem trabalha!

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