São perguntas divertidas


Claro que sim, são perguntas divertidas! - Soprou-me a minha fada quando eu, ainda agarrado a um ensonado bocejo de fim de dia, lhe desejava um boa noite e pensava comigo que perguntas divertidas são aquelas que nos levam a viver intensamente a vida porque questionamos os grandes mistérios do nosso tempo. Alto aí, insurgi-me, dizendo-lhe que, desta vez, ela tinha ultrapassado tudo o que era aceitável porque se tinha abalançado a ler os meus pensamentos e isso eu não tolerava. Meu caro, ouvi-a cantarolar com duas gargalhadas penduradas num sorriso e um punhado de olhos grandes, eu vivo no seu cérebro todos os dias (e até lá faço algumas reparações urgentes; olhe que a facilidade com que o seu cérebro avaria, me assusta deveras). Mas, acredite, o tempo passa devagar e até eu que sou fada, não consigo viver um dia sem fazer perguntas divertidas tipo: Porque penso? Porque me sinto assim? Como começou o Universo? Se quer que lhe diga, ripostei, penso que ambos nos demoramos em perguntas filosóficas idênticas. Creio que são divertidas porque não sabendo o que nos irá acontecer, sabemos mesmo assim que vale a pena aprender a respirar perante os mistérios da nossa vida; e até penso que as razões do mundo não são as nossas razões. Sim, respondeu, isso é verdade e estou deveras surpreendida consigo; em tão pouco tempo de convívio comigo, até já pensa como um filósofo (um pouco ainda de trazer por casa, mas enfim!). Não fique com essa cara à banda que mais se parece com um hesitante pingo de gripe sazonal. Eu explico devagar como convém. Acabei de o elogiar quando utilizei a expressão “em tão pouco tempo” porque o tempo é um eixo fundamental para ajudar a organizar e a ordenar os nossos pensamentos e os nossos comportamentos. E…? – Perguntei como quem tudo ignora. E, meu caro, continuou sorrindo, também eu estou deliciosamente divertida porque acabo de confirmar uma sua estranha e interessante excitabilidade, através de desnorteadas descargas eléctricas (mais ou menos como numa bateria avariada) que agora acontecem no seu cérebro, apenas e só porque já vive embrulhado na expectativa de que se esgote rapidamente o pouco tempo que falta para jantar comigo num restaurante elegante e maneirinho. Alerto-o, porém, de que o tempo recordado não concorda com o tempo real; imagine que eu que moro perto  do sol e que agora venho do lado do mar, quando embalada pelo canto isento de alguma ave não sei para onde lançar os olhos e o riso. Percebo que o que me que dizer é que, para si, viver é iluminar, interrompi-a, olhando intensamente, com pensamentos desconexos à flor da pele, para as suas pequeninas mãos acesas e pensando que viver de mãos acesas não será fácil. Acreditamos, continuei, que o tempo é linear e predizível, mas não será que o tempo apenas modela (e modula) as nossas experiências e o estado em que nos encontramos como organismos? Será que, por ser assim, podemos confiar mais na intuição e menos na razão? Estou, insisto, deliciada consigo e com vontade de o afagar, respondeu. Por três razões e qual delas a mais importante. Uma, porque gosto de o sentir filósofo (eu sempre desejei viver a minha vida com um filósofo, vá lá saber-se porquê!); a outra, porque nós os dois temos um passado comum que dispensa a razão e quando temos de decidir basta a intuição; e finalmente, já consigo imaginar o jantar em que lhe vou dizer, cara a cara e em segredo de pé de orelha, que as suas perguntas são divertidas porque me maravilho quando o sinto filósofo a afastar a noite e a pensar em mim. Sem saber o que pensar ou dizer, sentindo uns braços em redor do corpo todo, sentei-me ao lume devagar, escutando o que me trazia o vento no seu acidulado e monótono sibilar. Até anoitecer de vez!

Comentários

Mensagens populares