Vou pôr um copo de água com açúcar na mesinha de cabeceira


Costumo dizer, meu caro, que as pessoas que sofrem de insónias são aquelas que tomam compridos para dormir, sussurrou-me a minha fada favorita quando eu me debatia com um assomo de insónia impertinente. Essa agora! Tem noção do que acaba de afirmar? Será que pretende dizer que quem toma ou tomou compridos para dormir, não cura e até eterniza a insónia? - Retorqui, claramente incomodado e expectante. Nem mais! - Assegurou. Essas pessoas eternizam a insónia, quando substituem a falta de sono por uma dependência de substâncias hipnóticas. Até os soníferos modernos criam dependência e diminuem o desempenho da memória. E sabe porquê? Claro que não sabe, mas não há problema. Digo-lhe (e chega!) que actuam sobre o Gaba, o grande neuromediador inibidor do cérebro. Se assim é, interrompi, diga-me o que fazer para dormir bem; não chega diagnosticar e alardear os seus saberes sobre o cérebro. Eu nem acredito, vociferou, que me tenha interrompido desta forma tão pouco elegante; decididamente, a sua capacidade de aprender esgota-se como a água (ou areia) numa clepsidra. Relevo a sua interrupção porque me parece ser um efeito secundário dos seus sonos atrasados; mas que esta sua interrupção me põe os nervos em franja e me causa um tédio mesquinho destilado pela sua conversa incontinente e atrevida, lá isso põe, lá isso causa. Dou-lhe, mesmo assim, três (sábios e intemporais) conselhos para dormir bem (o sono apaga a fadiga dos músculos e dos nervos, não se esqueça e tenha sempre presente!). Aí os tem, sublinhados. Espero que os saiba pôr em prática porque eu me preocupo com a sua saúde. Primeiro (fixe bem), deite-se apenas quando tiver muito sono e não se deite pelo hábito de se deitar. Segundo, descanse imediatamente depois de se deitar, pensando continuamente em mim. Terceiro, tenha sempre na mesinha de cabeceira um copo de água com açúcar. Siga os meus conselhos e dormirá. Não tenho nada a perder e até penso que só tenho ganhar, se seguir os conselhos dela, pensei comigo. Pelo sim e pelo não, hoje à noite, também vou pôr um copo de água com açúcar na mesinha de cabeceira.

Comentários

Mensagens populares