O ensino da gymnastica (Documento de 1893)

Não são ainda reconhecidas, como deviam ser, as vantagens manifestas dos exercícios de gymnastica hygienica; é restricto o numero dos que as reconhecem.
Muita gente desconhece estes exercícios, e, dos que os conhecem, muitos desdenham e muitos os consideram desnecessários, inúteis.
Sendo geralmente ignoradas as noções mais elementares da anatomia e da physiologia, não admira que a maior parte da gente desconheça as idéas de desenvolvimento physico, determinado pelos exercícios naturaes, quando as circumstancias os proporcionam, e artificialmente produzidos (e são os que constituem a gymnastica), á falta d´aqueles.
Na casa pia mesmo, onde a gymnastica, restabelecida por ocasião das grandes reformas de 1860, tem produzido resultados sensivelmente benéficos, onde aos olhos do bom observador ressalta a excelente apparencia dos alunos, recebidos em grande parte enfezados, provenientes de meios educativos pouco favoráveis; na casa pia mesmo, se se fizesse, por curiosidade, um inquérito ás opiniões sobre o assumpto, talvez se encontrasse quem, aliás muito bem intencionado, não acredite nas vantagens, antes julgue uma excrescência, um luxo, o ensino da gymnastica hygienica, e essa falta de crença chega a tomar as proporções de uma condenação formal quando se trata dos exercícios militares.
Pois a gymnastica hygienica é indispensavel aos indivíduos de hábitos mais ou menos sedentários, áquelles que, não tendo, no exercício habitual da sua profissão, de desenvolver esforços musculares, carecem dos movimentos artificiaes para que, activando os fenómenos de composição e decomposição incessante, que tanto caracterizam os seres vivos, activando-se a respiração e a circulação, elevando-se a temperatura do organismo, a nutrição se faça com maior desenvolvimento, os músculos augmentem de volume, de elasticidade e de força.
A gymnastica medica não é uma novidade, não é uma moda de recente data, pois que nos mais antigos livros hindús e chinezes, já d´ella se faz menção.
O Sus-ruta, livro hindú muitos seculos antes de Christo, o mais antigo livro chinez Con-Fon; a encyclopedia San-Tsai-Ton-Hoei (em 64 volumes), do fim do seculo XVI da nossa era, todos estes livros se ocupam já da vantagem dos exercícios musculares para fortificar o organismo, dos exercícios gymnasticos para remediar as congestões, evitando as sangrias.
Os gregos e os romanos tiveram também em muita consideração os exercícios do corpo. O medico Democrito de Abdére, a quem se attribue o velho adagio mens sana in corpore sano, o medico Herodikos (o pae da gymnastica mecânica entre os gregos), Hyppocrates, Antillus, Ousabius, Asclapiade, Athenaeus, aretheus, Celso, Galliano, todos este celebres médicos da antiguidade foram apologistas da massagem e da gymnastica. Fez sensação em 1740 a obra inglesa de Francis Fuler, Gymnatica medica, a que se seguiram a Dissertatio de arte de gymnastica nova, de Boerner, e a De gymantica medicae veteris inventoribus, ambos de 1748.
Em 1781 foi publicado um livro de um medico francez, Clément Joseph Tissau, intitulado Gymnastique médicale ou l´exercice aplique aux organes de l´homme d´après les lois de la phisiologie, de l´hygiène, de la therateupique. De então para cá começou a desenvolver-se em todos os paizes a literatura especial da gymnastica medica ou da gymnastica racional ou hygienica.
Barthez, John Pugh (1794), dr. John Barkley (1808), Balfur (1819), o dr. Pravaz (1827), Blasche (1885), todos se occuparam dos mesmos assumptos. O verdadeiro creador da therapeutica moderna foi pedro Henrique Ling, nascido na Suécia a 15 de novembro de 1776, e que pelo facto de se haver curado pela esgrima de uma dor rheumastimal n´um braço, foi o grande divulgador da gymnastica e o enthusiasta devotado do seu desenvolvimento.
Não é só em Portugal que ainda se desdenha e se julga uma superfluidade a gymastica.
Em 1812 Ling pedia ao ministro da instrucção publica da Suecia auxílios para a implantação do ensino da gymastica, e o ministro respondia, que havia já no paiz bastantes palhaços e dansarinos de corda, para que o estado se ocupasse de fazer ensinar mais.
Mas, pouco tempo depois, a gymnastica era introduzida em todas as escolas publicas, nos orphelinados, nas casas de alienados, no exercito e em muitos hospitais. E vem a propósito indicar agora n´este logar os paizes em que o ensino da gymnastica é já obrigatório:
 Dinamarca (lei de 29 de julho de 1814);
 Belgica (23 de setembro de 1842);
 Suecia (1842)
 Wurtemberg (recommendad desde 1845 e obrigatória pelo regulamento de 5 de fevereiro de 1863);
 Baviera (1861);
 Prussia (21 de março de 1862);
 França (1869 e 1879);
 Saxe (1863);
 Gran-ducado de Hesse (1865);
 Gran-ducado de Baden (1868);
 Suissa (obrigatória em dois cantões, Zurich e Argovia, desde 1868);
 Austria (1869);
Ciatrei ainda nomes de vários escriptores mais modernos, que têem ocupado da especialidade, taes como: D. G. M. Shore Ober, Brann, Brousvers et Doex, Eugéne Paz, Le Blond, A. Rian, A, Chassagne et E. Dally, Paulo Lauret, Carl Norlander, Edmond Martin, E. Coeivreur, Dr. Dujardin, Beaumetz, A. Collineau, Hillairi, Borchet et Chreiber.
Referindo-me especialmente á casa pia, direi que as vantagens da gymanstica são evidentes e palpáveis nos alunos, e que para apreciar a sua utilidade manifesta não é preciso mais do que comparar a apparencia media dos alunos do estabelecimento com a dos que se encontram, por exemplo, no lyceu central de Lisboa, quando ás centenas ali concorrem, provenientes de outros meios, por ocasião dos exames annuaes.
A gymnastica acrobática ou artística foi, pois, abandonada e substituída pela gymnastica hygienica.
A condemnação dos hygienistas e os perigos, de que houve um ou outro exemplo na real casa pia de Lisboa, e muitos outros cá fóra, determinaram aquella substituição, que me parece inegável ter sido feita com toda a vantagem.
(…)
O ensino da gymnastica foi restabelecido na casa pia em 1860, sendo então nomeado o professor francez Roger.
Ultimamente estava este ensino a cargo do professor João Rodrigues, que cumulativamente ensinava instrucção primária.
Não sendo pratica a coexistência dos dois ensinos a cargo do mesmo professor, foi, nomeado, por proposta do sr. Pedro Eusébio Leite, professor de gymnastica e exercícios militares o sr. Cesar Alberto da Cunha Bellem, em 18 de novembro de 1889.

Francisco Simões Margiochi, Provedor da Real Casa Pia de Lisboa, 1893

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