Hoje é sábado

Porque hoje é sábado, destaco uma pequena parte de cada uma de “Sete cartas a um jovem filósofo”, de Agostinho da Silva.

Meu caro amigo, Luís
1.Conhecemos tão pouco da vida, do mecanismo complexo que deve ser este do mundo que, segundo me parece, o decidir-se não tem grande valor, senão no que respeita à estima que poderemos manter por nós próprios, à confiança que talvez seja absurda, mas que em todo o caso nos permite viver”.
2. “Há-de-se inventar você próprio a você: criar um outro Luís, melhor do que esse que possui e obrigá-lo a criar, a esgotar-se na divina tarefa de criar”.
3. “Em todo o caso, tome as suas precauções: precisa de adorar as sereias; mas prenda-se ao navio”. 
4. “E hoje é sábado, exactamente. “Não há sábado sem sol, nem domingo sem missa, nem segunda sem preguiça.” Depois do sábado de sol, você volta de tal modo que há logo preguiça no domingo. Utilize o sol, mas despreze-o; trate-o de alto, como a um escravo; o sol é encarregado de o servir a você, não é o seu dono. Você é superior ao sol. Não se unja de bálsamos, como os imperadores assírios, não se deixe dominar pelos eunucos. Ame a natureza, mas como a dócil serva que dá prazer e às vezes filhos. E não lance moedas; deixe isso aos fracos. E passe por aqui quando puder”.
5. “Feche, pois, os ouvidos ao que lhe ensino, se algo, eu lhe ensino; faça a viagem por sua conta e risco, você mesmo ao leme; se tivermos naufrágio, far-lhe-emos uma Elegia marítima: duas páginas de versos todos cheios do ritmo das vagas e desse estranho soluçar do vento nos altos mastros dos navios”.
6. “Aqui tem um conselho que lhe poderá servir para a sua filosofia: não force nunca; seja paciente pescador neste mundo do existir. Não force a arte, não force a vida, nem o amor, nem a morte. Deixe que tudo suceda como um fruto maduro que se abre e lança no solo as sementes fecundas. E que não haja em si, no anseio de viver, nenhum gesto que lhe perturbe a vida”
7. “Querido amigo, queira dar-me notícias suas ou apareça; aparecer é melhor, porque, no fundo, detesto a epístola”.

Comentários

Mensagens populares